top of page

“Toda história carece di um lugar pra começá”. É o que nos ensina Chico Bento – não o de Rachel, mas o de Maurício – logo na primeira página de Arvorada, história em quadrinhos escrita e ilustrada por Orlandeli (2017). Sim, toda história carece de um lugar para começar, e a nossa começa no chão. Mais especificamente, no chão da escola.

Foi ao rés desse chão que surgiu, em 2021, a vontade de reunir professores de língua portuguesa e suas literaturas que atuem no ensino básico das esferas municipal, estadual, federal ou privada, e estejam interessados em discutir, compartilhar e refletir sobre suas experiências de ensino.

Nascia, assim, o Educação ao Rés do Chão, iniciativa didático-científica que se propõe a ser um terreno fértil e perene para o crescimento de novas ideias e para a partilha de reflexões e experiências no campo do ensino de língua portuguesa e suas literaturas.

Como um de nossos primeiros frutos, tivemos, em 2021, a primeira edição do evento EDUCAÇÃO AO RÉS DO CHÃO: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS EM DIÁLOGO. Nele, reunimos mais de 200 pessoas que, assim como nós, acreditam na potência dos saberes trazidos por aqueles cujos pés se encontram fincados no chão da escola.

 

Desde então, o evento conta com uma edição anual, das quais já participaram mais de 80 pesquisadores. Com a certeza de que muitas outras sementes hão de brotar neste solo, convidamos você a nos acompanhar nesta travessia. Vamos juntos?

ORLANDELI, W. Chico Bento: arvorada. São Paulo: Panini Brasil, 2017.

/SOBRE

bottom of page